A governança global do setor Saúde no incerto cenário pós-pandemia é tema do seminário on-line “O Brasil depois da pandemia: sistema interestatal, instituições multilaterais e governança global da Saúde”, a ser promovido pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã no dia 3 de maio, das 10h ao meio-dia. O evento apresentará três estudos inéditos que abordam a dimensão nacional e internacional da Saúde – que serão publicados como Textos para Discussão, disponíveis em acesso aberto no portal Saúde Amanhã. O seminário será transmitido ao vivo pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube. Assista em saudeamanha.fiocruz.br.
Com a abertura do sanitarista Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, o seminário contará com a participação especial de Paulo Buss, coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz. A mediação ficará a cargo do coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, José Carvalho de Noronha, que é pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).
O economista Raphael Padula, coordenador da Pós-Graduação em Economia Política Internacional do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentará sua análise sobre a disputa de poder global e a ordem liberal no século XXI. As pesquisadoras Maria Regina Soares de Lima e Marianna Albuquerque, coordenadoras do Observatório Político Sul-Americano (OPSA), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), abordarão o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) em premissas multilaterais. E Celia Almeida, pesquisadora titular e professora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), discutirá os cenários da governança global em Saúde no contexto de transição da ordem mundial e de transformações do multilateralismo.
Programação
A disputa de poder global e a ordem liberal no século XXI
Raphael Padula, coordenador e professor associado da Pós-Graduação em Economia Política Internacional do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador-visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no projeto “Integração Sul-Americana: o Brasil e a América do Sul”
Instituições multilaterais e governança global: cenários de reorganização das estruturas de governança global e perspectivas do multilateralismo nas próximas décadas
Maria Regina Soares de Lima, professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP/UERJ) e coordenadora do Observatório Político Sul Americano (OPSA/UERJ)
Marianna Albuquerque, professora substituta do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST-UFF) e pesquisadora e coordenadora adjunta do Observatório Político Sul-Americano (OPSA)
Governança do setor saúde em um contexto mundial mutante e incerto
Celia Almeida, pesquisadora titular e professora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz)
SERVIÇO
Seminário on-line “O Brasil depois da pandemia: sistema interestatal, instituições multilaterais e governança global da Saúde”
3 de maio (segunda-feira)
Das 10h ao meio-dia
Transmissão ao vivo pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube
Assista em saudeamanha.fiocruz.br