Para facilitar o acesso às informações relacionadas à atenção oncológica foi lançado pela Coordenação-Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas do Ministério da Saúde o aplicativo OncoSus.

No Brasil, são estimados para o ano de 2015 aproximadamente 576 mil casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma. Sem considerar os casos de pele, estimam-se 395 mil novos diagnósticos de câncer, 204 mil para o sexo masculino e 190 mil para sexo feminino. É incontestável que o câncer é hoje, no Brasil, um problema de saúde pública, cujo controle e prevenção devem ser priorizados em todas as regiões, desde as mais desenvolvidas – cultural, social e economicamente – até às mais desiguais.

A princípio a interface do OncoSus dará acesso a alguns documentos normativos e materiais explicativos mostrando como é o funcionamento da rede de atenção às pessoas com doenças crônicas, no eixo do câncer. O aplicativo contém entre seus arquivos as normativas vigentes sobre a organização da rede de atenção, manuais de oncologia, informações sobre os procedimentos de quimio, radio e cirurgia atuais na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Laura Boeira, analista técnica de Políticas Sociais da Coordenação-Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas conta que o aplicativo surgiu como uma forma de agrupar documentos essenciais ligados à oncologia no SUS. “Existe muito material técnico de necessidade de acesso rápido, durante reuniões, ou até em situações do dia a dia, no caso dos profissionais de saúde. Então, pensamos em criar um aplicativo para que realmente pudéssemos ter na palma da mão o acesso mais facilitado a esses documentos”.

O app pode ser utilizado pelos gestores para facilitar o entendimento da rede; profissionais da saúde no atendimento e prescrição de tratamentos; e pela população em geral que queira entender um pouco como funcionam as estratégias de prevenção e combate ao do câncer no SUS. “Pelo aplicativo todos poderão ter acesso rápido aos documentos. Nos preocupamos em traduzi-los para uma linguagem um pouco mais facilitada, sem o peso da portaria da lei”, afirma Laura.

O OncoSus está disponível na Google Play e na Apple Store. Baixe o aplicativo nos links
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.oncosus

Blog da Saúde, Ministério da Saúde, 08/06/15