A nova versão do Portal Saúde Baseada em Evidências (PSBE) foi lançada nesta quarta-feira (23), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, durante a 12ª Conferência Internacional da Rede Unida. A ferramenta busca facilitar o trabalho de profissionais de saúde ao reunir em um só local as melhores bases científicas sobre Atenção Básica. No PSBE, é possível ter acesso às mais recentes revisões sistemáticas (conjunto de evidências provenientes de estudos primários conduzidos para responder uma questão específica de pesquisa) sobre abandono de tratamento por pacientes de tuberculose, por exemplo.
O portal foi elaborado pelo Ministério da Saúde brasileiro, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Essa iniciativa de democratização do acesso a evidências científicas de qualidade, para auxiliar na tomada de decisão, também pode ser utilizada por outros trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), acadêmicos e estudantes das 14 categorias profissionais da área da saúde.
O lançamento contou com as participações de Gerardo Alfaro, Coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS Brasil e de Fernando Menezes, atual chefe de Recursos Humanos para a Saúde da sede da organização, em Washington. Estiveram presentes ainda o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Alexandre Medeiros, e o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação na Secretaria de Educação a Distância e do Núcleo de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN, Ricardo Valentim.
OPAS, 23/03/2016