A Organização Mundial da Saúde/Organização Pan-Americana da Saúde e parceiros estabeleceram o plano de resposta estratégica ao zika, que vai enfocar mais na prevenção e gestão de complicações médicas causadas pela infecção pelo vírus. Até o momento, US$ 121,9 milhões são necessários para efetivamente implementar o plano de resposta estratégico ao zika, de julho de 2016 a dezembro de 2017.
“Muito se aprendeu sobre a infecção pelo vírus zika, como se espalha, as consequências da infecção e prioridades para o controle desde que desenvolvemos o plano inicial de resposta”, disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan“. A resposta agora requer uma estratégia única e integrada que apoie mulheres e meninas de idade reprodutiva em seu núcleo”.
O plano de resposta estratégico ao zika revisado inclui um foco maior na prevenção e gestão de complicações médicas causadas pela infecção por vírus zika e a ampliação, para essa finalidade, de capacidades de sistemas de saúde. A comunicação de risco voltada para mulheres grávidas, seus parceiros, famílias e comunidades terá um papel central para esforços de prevenção que garantam a elas ter a informação necessária para se protegerem.
Outros elementos incluem gestão integrada de vetores, aconselhamento em saúde sexual e reprodutiva, assim como educação sexual e cuidado dentro dos contextos sociais e legais de cada país onde o vírus zika está sendo transmitido.
O plano destaca várias características específicas do surto de zika que requerem uma resposta e apoio global colaborativo. Isso inclui:
O potencial de propagação internacional do vírus zika, dada a ampla distribuição de mosquitos Aedes que são capazes de transmiti-lo
A falta de imunidade da população em áreas onde o vírus zika circula pela primeira vez, o que permite que a doença se espalhe rapidamente
A ausência de vacinas, tratamentos específicos e testes rápidos de diagnóstico
Desigualdades no acesso aos serviços de saneamento, de informação e de serviços de saúde em áreas afetadas
Financiamento
Mais de 60 parceiros estão envolvidos na resposta global ao zika, quantidade maior do que os 23 parceiros em fevereiro de 2016. Até o momento, a OMS, OPAS e 14 parceiros (de mais de 60) expressaram necessidades de financiamento no valor combinado de US$ 121.900.000 para implementar o plano revisto a partir de agora até dezembro de 2017.
“Mecanismos de financiamento coerentes são essenciais para a implementação bem-sucedida deste plano de resposta estratégico revisto”, disse Chan. Em maio de 2016, o Secretário-Geral das Nações Unidas estabeleceu um Fundo de Financiamento Multiparceiros de Resposta ao zika para gerar e garantir o uso eficaz do financiamento requerido.
OPAS, 17/06/2016